quarta-feira, 25 de abril de 2007

Acabar de Cabeça Erguida

Foi um final de sonho de nervos. Em dois dias seguidos, a equipa foi posta perante dois testes de fogo. Se no Sábado acabou por vencer por 1 ponto, Domingo acabou por morrer com veneno idêntico... Uma derrota por um simples ponto de diferença que deixou um sabor amargo a toda a equipa e adeptos, que foram inexcedíveis no apoio, enchendo o pavilhão, cantando e tentando empurrar a equipa para uma final histórica e para a subida à Liga.
Mas analisemos jogo a jogo...

Coimbrões-65 Ovarense-64

Foi hábito destas duas equipas nestes jogos de play-off fazer dois períodos iniciais de acerto na hora de lançar e este jogo não fugiu à regra. O 1º período foi marcado por um grande equilíbrio e a vantagem no final deste período era de apenas 2 pontos... Só que a melhor fase do jogo do Coimbrões estava guardada para o 2º período, quando continuamos a revelar grande acerto no lançamento e conseguimos travar os ataques da Ovarense.
Na ida para o descanso, a Ovarense estava já 8 pontos atrás (41-33), mas isso em basquetebol não é nada, ainda para mais quando ainda faltavam jogar 20minutos...

E a verdade é que a Ovarense veio mesmo decidida a mudar o rumo do jogo no 3º período, começou uma recuperação que só terminou no final do período, quando passaram para a frente por 50-51. No último período já se esperava que o equilíbrio fosse a nota dominante e as duas equipas andaram sempre muito perto no marcador. A 3minutos do fim o marcador assinalava 60-60, mas foi nesta fase que o Coimbrões apareceu melhor. Perto do final a vantagem estava do nosso lado com 65-62, com a Ovarense a usufruir de dois lances livres, já depois de esgotado o tempo de jogo, que não deram para mais do que aproximar o resultado entre as duas equipas, para aquele que havia de ser o resultado final (65-64).

Coimbrões-66 Ovarense-67

Era o dia de todas as decisões... Quem ganhasse seguia para a final e ganhava direito a disputar a Liga do próximo ano e quem perdesse ia para casa... E melhor início não se podia pedir à nossa equipa. Em 4minutos apenas, abriu uma boa diferença pontual, chegando aos 14-1. Só que a real diferença entre as duas equipas não era esta e a Ovarense começou a entrar no jogo ainda antes do final do período, acabando o 1º período a perder por 7 pontos de diferença (25-18).
No início do 2º período foi a vez da Ovarense entrar muito forte e o Coimbrões muito mal... Em apenas 2minutos, a equipa de Ovar conseguiu passar para a frente do marcador (25-27), mas o jogo voltou novamente a equilibrar, com cesto de um lado e cesto do outro a levarem a diferença de 2 pontos até ao intervalo, ao qual se chegou com a Ovarense a comandar por 40-42.

O 3º período acabou por trazer cada vez mais emoção, à medida que se ia esgotando o tempo e as equipas continuavam sempre muito perto uma da outra... Foi também o período em que se jogou menos bem, mas o Coimbrões conseguiu estar um pouco melhor do que a Ovarense e entrar na frente do jogo para o último período (54-51).
O último período continuou muito equilibrado e com as equipas a tentarem bater-se com todas as armas, tendo-se registado várias igualdades no marcador... À entrada para o último minuto o Coimbrões tinha uma pequena vantagem, aos 63-61, quando um adepto lançou uma garrafa de água na direcção dos elementos da mesa. Este acto lamentável e irreflectido causou uma interrupção de 40minutos no jogo, até chegarem os elementos da polícia, com prejuízo para a nossa equipa que estava por cima no jogo e teve que esperar (e desesperar) pelo reinício do jogo...
Depois de reatada a partida, até parecia que o Coimbrões não se tinha deixado afectar... Ovarense falhou o 1º ataque e nós concretizamos em seguida, pondo o resultado em 65-61 a 23segundos do fim. Novamente desconto de tempo e agora é que pouca gente acreditava que a vitória fugisse. Só que a Ovarense só precisou de usar 7segundos para marcar um triplo e voltar a colar as duas equipas. De seguida, uma jogadora de Ovar fez falta rápida e o Coimbrões desperdiçou os 2 lances livres a que teve direito. A Ovarense voltou a sair para o ataque e marcou mais um triplo, a 5segundos do fim, deixando a nossa equipa a perder por 2 pontos e a precisar de soluções rápidas.
De regresso ao jogo, a Carla Ribeiro assumiu a responsabilidade de entrar para o cesto, acabando por sofrer falta, em cima do final do jogo. Na linha de lance livre, a margem de erro era zero... e os nervos eram muitos. A Carla parecia não sentir o peso que carregava aos ombros, marcando o 1º lance livre e mantendo a esperança viva, só que o 2º lance livre não entrou e o Coimbrões acabou mesmo por morrer na praia, com a glória ali tão perto...

Apesar de derrotada, a equipa está de Parabéns! Fez uma excelente época, começou bem, soube passar uma fase menos boa, com algumas indisponibilidades, e aparecer em grande forma para os play-off onde eliminou o Aroso e fez a vida negra à Ovarense, que teve que suar muito para vencer dois jogos.
A tristeza no final do último jogo era visível na cara das jogadoras e a frustração de ter perdido algo que esteve tão perto também. Mas olhando para todo o percurso que fizeram são mais os motivos para sorrir do que os motivos para chorar, pois foram verdadeiras lutadoras, deram tudo em campo e souberam unir-se na procura do objectivo comum. Não foi desta que o conseguiram, mas a lutar desta forma haverá mais oportunidades, certamente.

Parabéns pela boa época! FORÇA COIMBRÕES!!

3 comentários:

Anónimo disse...

PARABÉNS ao clube pela excelente época que a equipa sénior fez este ano!
PARABÉNS a todas as atletas, ao Mané, Zé Carlos e Áurea.

Um abraço do
Quintela

Anónimo disse...

Parebens pelo que atingiram ! são, sem dúvida, uma grande equipa !

Leandro Gomes disse...

Que clube fraquinho...