quarta-feira, 25 de abril de 2007

Acabar de Cabeça Erguida

Foi um final de sonho de nervos. Em dois dias seguidos, a equipa foi posta perante dois testes de fogo. Se no Sábado acabou por vencer por 1 ponto, Domingo acabou por morrer com veneno idêntico... Uma derrota por um simples ponto de diferença que deixou um sabor amargo a toda a equipa e adeptos, que foram inexcedíveis no apoio, enchendo o pavilhão, cantando e tentando empurrar a equipa para uma final histórica e para a subida à Liga.
Mas analisemos jogo a jogo...

Coimbrões-65 Ovarense-64

Foi hábito destas duas equipas nestes jogos de play-off fazer dois períodos iniciais de acerto na hora de lançar e este jogo não fugiu à regra. O 1º período foi marcado por um grande equilíbrio e a vantagem no final deste período era de apenas 2 pontos... Só que a melhor fase do jogo do Coimbrões estava guardada para o 2º período, quando continuamos a revelar grande acerto no lançamento e conseguimos travar os ataques da Ovarense.
Na ida para o descanso, a Ovarense estava já 8 pontos atrás (41-33), mas isso em basquetebol não é nada, ainda para mais quando ainda faltavam jogar 20minutos...

E a verdade é que a Ovarense veio mesmo decidida a mudar o rumo do jogo no 3º período, começou uma recuperação que só terminou no final do período, quando passaram para a frente por 50-51. No último período já se esperava que o equilíbrio fosse a nota dominante e as duas equipas andaram sempre muito perto no marcador. A 3minutos do fim o marcador assinalava 60-60, mas foi nesta fase que o Coimbrões apareceu melhor. Perto do final a vantagem estava do nosso lado com 65-62, com a Ovarense a usufruir de dois lances livres, já depois de esgotado o tempo de jogo, que não deram para mais do que aproximar o resultado entre as duas equipas, para aquele que havia de ser o resultado final (65-64).

Coimbrões-66 Ovarense-67

Era o dia de todas as decisões... Quem ganhasse seguia para a final e ganhava direito a disputar a Liga do próximo ano e quem perdesse ia para casa... E melhor início não se podia pedir à nossa equipa. Em 4minutos apenas, abriu uma boa diferença pontual, chegando aos 14-1. Só que a real diferença entre as duas equipas não era esta e a Ovarense começou a entrar no jogo ainda antes do final do período, acabando o 1º período a perder por 7 pontos de diferença (25-18).
No início do 2º período foi a vez da Ovarense entrar muito forte e o Coimbrões muito mal... Em apenas 2minutos, a equipa de Ovar conseguiu passar para a frente do marcador (25-27), mas o jogo voltou novamente a equilibrar, com cesto de um lado e cesto do outro a levarem a diferença de 2 pontos até ao intervalo, ao qual se chegou com a Ovarense a comandar por 40-42.

O 3º período acabou por trazer cada vez mais emoção, à medida que se ia esgotando o tempo e as equipas continuavam sempre muito perto uma da outra... Foi também o período em que se jogou menos bem, mas o Coimbrões conseguiu estar um pouco melhor do que a Ovarense e entrar na frente do jogo para o último período (54-51).
O último período continuou muito equilibrado e com as equipas a tentarem bater-se com todas as armas, tendo-se registado várias igualdades no marcador... À entrada para o último minuto o Coimbrões tinha uma pequena vantagem, aos 63-61, quando um adepto lançou uma garrafa de água na direcção dos elementos da mesa. Este acto lamentável e irreflectido causou uma interrupção de 40minutos no jogo, até chegarem os elementos da polícia, com prejuízo para a nossa equipa que estava por cima no jogo e teve que esperar (e desesperar) pelo reinício do jogo...
Depois de reatada a partida, até parecia que o Coimbrões não se tinha deixado afectar... Ovarense falhou o 1º ataque e nós concretizamos em seguida, pondo o resultado em 65-61 a 23segundos do fim. Novamente desconto de tempo e agora é que pouca gente acreditava que a vitória fugisse. Só que a Ovarense só precisou de usar 7segundos para marcar um triplo e voltar a colar as duas equipas. De seguida, uma jogadora de Ovar fez falta rápida e o Coimbrões desperdiçou os 2 lances livres a que teve direito. A Ovarense voltou a sair para o ataque e marcou mais um triplo, a 5segundos do fim, deixando a nossa equipa a perder por 2 pontos e a precisar de soluções rápidas.
De regresso ao jogo, a Carla Ribeiro assumiu a responsabilidade de entrar para o cesto, acabando por sofrer falta, em cima do final do jogo. Na linha de lance livre, a margem de erro era zero... e os nervos eram muitos. A Carla parecia não sentir o peso que carregava aos ombros, marcando o 1º lance livre e mantendo a esperança viva, só que o 2º lance livre não entrou e o Coimbrões acabou mesmo por morrer na praia, com a glória ali tão perto...

Apesar de derrotada, a equipa está de Parabéns! Fez uma excelente época, começou bem, soube passar uma fase menos boa, com algumas indisponibilidades, e aparecer em grande forma para os play-off onde eliminou o Aroso e fez a vida negra à Ovarense, que teve que suar muito para vencer dois jogos.
A tristeza no final do último jogo era visível na cara das jogadoras e a frustração de ter perdido algo que esteve tão perto também. Mas olhando para todo o percurso que fizeram são mais os motivos para sorrir do que os motivos para chorar, pois foram verdadeiras lutadoras, deram tudo em campo e souberam unir-se na procura do objectivo comum. Não foi desta que o conseguiram, mas a lutar desta forma haverá mais oportunidades, certamente.

Parabéns pela boa época! FORÇA COIMBRÕES!!

terça-feira, 17 de abril de 2007

Sem Margem para Errar em Casa

Ovarense 63 - 59 Coimbrões


Normalmente costuma-se dizer que no aproveitar é que está o ganho... neste jogo podemos dizer que no desaproveitar esteve a chave da derrota...


Na primeira primeira parte... o equilibrio reinou
, ambas as equipas mostravam estar dispostas a dar tudo para ganhar o jogo. Porém, a equipa do Coimbroões entrou melhor na partida assumindo logo a liderança do marcador conseguindo estar a uma distancia de 6 pontos, mas a ovarense respondeu... foi crescendo e conseguiu sair para o intervalo a vencer por 3 pontos, parcial de 33-30.
Estava a ser um jogo bastante bem disputado e nas bancadas ainda ninguém se sentia capaz de apontar um vencedor!

As equipas regressaram e o equilibrio manteve-se, o Coimbrões sabia que era um passo gigante vencer em Ovar... e por outro lado a Ovarense sabia que vencendo este primeiro jogo em casa, a pressão ficava toda do lado do coimbrões... portanto não era de admirar que o placar no final do terceiro período indicasse 44-46 favorável à equipa visitante!


A entrar na frente do marcador para o último e decisivo período exigia-se um Coimbrões calmo, com nervos de aço, que fosse capaz de ignorar a grande massa associativa presente, na grande maioria a apoiar a Ovarense e que prometia ser o 6º jogador... mas tal não aconteceu e a nossa equipa foi-se abaixo quando mais precisava de estar em grande!

O facto do Coimbrões ter perdido muitas bolas em passes infantilmente falhados, o que resultava em sucessivos contra-ataques da equipa da ovarense, e principalmente ter conseguido a vergonhosa marca de 3 lances livres concretizados em 12 tentativas (era o sufuciente para terem ganho o jogo!), foi decisivo para o resultado final do jogo.

Mas nada está perdido e agora há um jogo para ganhar... jogo esse em que não ha margem para errar!

Nós acreditamos que é possivel, basta jogarem o que sabem e o jogo está ganho!

Força Coimbrões!!!

sexta-feira, 6 de abril de 2007

Festejar o post 100 com uma Grande Vitória

UAA Aroso-63 SC Coimbrões-64

Depois da primeira vitória no jogo em casa, contra um Aroso que contava com algumas baixas, eis que no 2º jogo já pudemos ver as equipas a medirem forças, sem desculpas para justificar resultados. E se dúvidas havia do equilíbrio existente entre Coimbrões e Aroso, essas dúvidas ficaram desfeitas com o jogo de ontem, com um cheirinho a prolongamento no ar durante os últimos minutos de jogo.

As duas equipas entraram bem no jogo e o 1º período foi sempre animado, com ritmo vivo e com distâncias curtas no marcador. Não era, por isso, de estranhar que jogados os primeiros 10minutos o resultado marcasse 16-20 a favor do Coimbrões.

O 2º período foi mesmo a pior fase de jogo para a nossa equipa, que teve problemas na concretização dos ataques, apesar de manter uma excelente atitude defensiva, bem visível nos desarme de lançamento que iam sendo conseguidos e que levavam o público afecto ao Coimbrões ao rubro. Ainda assim, o Aroso foi mais objectivo nesta fase do jogo e chegou ao intervalo na frente por 32-28...

O intervalo foi bom conselheiro e o regresso foi feroz, com 6minutos de grande nível, que nos permitiram abrir a maior vantagem de todo o jogo (37-44). Mas o equilíbrio era mesmo a nota dominante do jogo e rapidamente o Aroso começou a aproximar-se novamente, o que fez com que no fim do período o resultado mostrasse bem a igualdade de forças entre as equipas (46-46).

E no 4º período também nenhuma equipa conseguiu fugir no marcador. Ambas as equipas lançaram todas as armas que tinham, rodaram planteis, lançaram de fora, tentaram entrar para o cesto... mas estava difícil alguém ter ascendente! O máximo a que se assistiu foi a uma vantagem de 4 pontos do Aroso, a cerca de 2minutos do fim, que chegou para assustar os muitos apoiantes do Coimbrões. Mas rapidamente a equipa voltou a entrar no jogo e a 3.4segundos do final o resultado era de 61-61, com dois lances livres para o Aroso, que acabou por converter e ficar na frente por 2 pontos.
Desconto de tempo para o Coimbrões e reposição de bola no meio-campo... Bola para as mãos da Carla Ribeiro, que só teve tempo de receber, fazer uma pequena corrida de aproximação e lançar... para dentro do cesto!! A partir daí a questão consistia em saber se tinha sido de 2 ou de 3 pontos... muitas dúvidas na bancada, mas o gesto do árbitro era de 3 pontos e o Coimbrões tinha mesmo acabado de vencer um jogo muito complicado.

Depois deste primeiro obstáculo ultrapassado é a vez de medir forças com a Ovarense, equipa que aparece muito forte nesta fase do campeonato e que eliminou o campeão da fase regular, Gafanha, em apenas 2 jogos.
Aqui ficam os resultados dos restantes jogos:

G.D. Gafanha-56 A. D. Ovarense-58
CD Póvoa-66 ESA-54 (obriga a 3º jogo)
SC Marítimo-93 União Micaelense-64 (obriga a 3º jogo)

3º jogo:
CD Póvoa-73 ESA-64
SC Marítimo-82 União Micaelense-60

Na próxima ronda teremos os seguintes jogos:

A.D. Ovarense-S.C.Coimbrões
SC Marítimo-C.D.Póvoa

Esta vitória e apuramento do Coimbrões para as meias-finais surge no dia em que o nosso blog comemora o seu artigo nº 100! Acaba por ser uma prenda e um sinal... visto que ao longo de todos os textos que fomos fazendo tivemos sempre a oportunidade de falar mais sobre vitórias do que sobre derrotas!
Parabéns pela Vitória! Agora... Venha a Ovarense!
FORÇA COIMBRÕES!!