sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Começar da pior maneira…

Coimbrões 44 - 53 Aroso

Primeiro dia desta final4 distrital, e as coisas não correram nada como desejávamos…


Foi uma primeira parte bastante equilibrada, com as duas equipas a praticarem um bom basquetebol, fazendo boas jogadas ofensivas e estando fortes defensivamente… não foi possível, assim, a nenhuma das equipas fugir muito no marcador…

Apesar do grande equilibro… a equipa do Coimbrões ia-se mantendo sempre na frente do marcador…mas deixou o Aroso recuperar e chegar ao intervalo a vencer por 1 ponto apenas (30-29).


No início da 2ª parte estávamos esperançados que a equipa entrasse cheia de garra para tentar abrir uma vantagem que permitisse gerir o jogo, mas começámos mais nervosos ainda do que na 1ª parte, o que nos fez perder algumas bolas de ataque seguidas...em passes mal executados e em “Turn-over’s”…

Foi aí que as nossas jogadoras começaram a perder a cabeça… e a equipa do Aroso, apesar de ter estado mal nos triplos (facto que poderia ser aproveitado, pois é, normalmente, o capítulo mais forte da equipa) conseguiu aproveitar bem esta fase má do Coimbrões e alargar a vantagem, com contra-ataques que apareciam dos nossos erros…

A garra era o que mais faltava à equipa do Coimbrões, que mostrava vontade, mas que parecia inibida. Pareciam estar com medo das adversárias nas bolas divididas e deixaram que a equipa do Aroso conseguisse ganhar bastantes ressaltos (ofensivos e defensivos), tendo conseguido até por vezes fazer 3 ou 4 ataques seguidos… No derradeiro período a nossa equipa marcou apenas uns escassos 5 pontos… coisa que não é normal numa equipa cujo objectivo é renovar o titulo de campeã distrital!



A equipa do Aroso acabou por ser a justa vencedora neste jogo em que resultado final foi de 53-44…


De destacar a boa exibição da #12 do Aroso, Ana Costa que neste jogo foi a melhor marcadora … contribuindo (muito!!!) para a vitória do Aroso.


Mais uma vez a sorte não nos sorriu em termos de arbitragem… A dupla Jorge Cabral e Hélder Lopes não esteve ao nível deste que poderia ter sido um belíssimo jogo de Basquetebol e acabou por não ser devido a várias decisões erradas… e uns critérios bastante liberais em relação a faltas debaixo do cesto…

Em suma, a arbitragem não foi NADA boa, mas não serve de explicação para o desfecho final, que fique bem sublinhado...



No outro jogo deste primeiro dia da Final 4… o CPN venceu o Académico por 6 pontos (62-56). (Peço desculpa desde já por não me prolongar sobre o assunto… mas não me foi possível assistir ao jogo… no entanto fica na mesma a informação...)

Nesta altura, CPN e Aroso partem como favoritos... têm a parte psicológica e os números a favor... Mas nada está perdido… pois no sábado pode haver surpresas e a luta pelo título ainda está longe de ser resolvida…



Esperemos que as nossas meninas reflictam sobre o que aconteceu neste jogo… e que recuperem a vontade… e a garra que lhes é reconhecida… Ainda têm 2 jogos para dar a volta a situação e chegarem onde já mostraram que podem chegar.

Nós lá estaremos para vos dar força… e para vos ver vencer!!!

Força Coimbrões!!!

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Mais uma vez... A Hora das Decisões!

E aí está! Mais uma vez chegou o grande momento... O momento para o qual todos lutaram e que agora se torna realidade para os 4 suspeitos do costume.
O ano passado coube a nós, Coimbrões, chegar, jogar e vencer... Vencer todos os 3 jogos e assim deixar de lado todas as dúvidas quanto à melhor equipa de 2005/2006 na AB Porto. Este ano muita coisa mudou... na nossa equipa e nas outras... mas mais uma vez lá estamos nós, mais uma vez a partirmos como "outsiders", mas mais uma vez mantendo a nossa esperança e convicção na vitória!
Quanto aos nossos adversários, todos eles são fortes:

UAA Aroso: Uma equipa sólida, talvez aquela que menos mudou da época passada para este ano. Nas fases regulares é sempre muita sólida, mas tem pecado em algumas Fases Finais. Muito boas jogadoras a jogar de fora. O truque será conseguir tapar as suas pedras principais... Esperamos conseguir já isso amanhã!

CPN: Do ano passado para este, a equipa só perdeu uma jogadora... Para além disso ainda subiram algumas cadetes de potencial elevado, regressou a Vanessa, que tinha estado grande parte da época lesionada... e dizem agora que contrataram uma estrangeira para este evento. A ser verdade só mostra a falta de confiança, por parte de quem a contratou, no bom plantel que têm em mãos e a falta de ética a vir ao de cima nos escalões de formação. Querem que valha tudo para vencer, mas em campo são 5 pra 5... e nós confiamos sempre nas nossas 5 que lá estiverem.

Académico: Uma equipa muito interessante, constituída por atletas muito novas, a média de idades mais nova das equipas presentes na Fase Final. Partem quase como "4ª equipa" mas não devem ser subestimadas, pois já mostraram ter muito valor (e nós já sentimos isso na pele). A parte psicológica será, talvez, a mais frágil... Mas eu confio no Académico para uma surpresa amanhã!

Amanhã temos o seguinte calendário:

> CPN-Académico (20.15h)
> Aroso-Coimbrões (22.15h)

Quanto à nossa equipa, não sabemos se todas vão ler isto até irem para o jogo, mas esperamos que as que lerem se lembrem, mesmo nos momentos dificeis que devem acreditar... Vocês já mostraram esta época que acreditando conseguem fazer coisas quase impossíveis. Não se esqueçam que para além do 5 que vai entrar em campo ainda vão ter que estar presentes a Garra, a União, a Esperança e a Humildade. Se conseguirmos tudo isto, vamos conseguir ainda muito mais!
Amanhã lá estaremos... Que a força esteja convosco!
Beijos e abraços!
FORÇA MIÚDAS!!!!

domingo, 14 de janeiro de 2007

Ganhar calmamente a pensar na Fase Final

José Régio-37 Coimbrões-69

A pontualidade britânica continua a não ser o nosso forte, o que fez com que chegássemos com o jogo já no intervalo. Mas olhando para o marcador ficou-nos a parecer que não tinhamos perdido grande coisa nos 20minutos de jogo já passados.
Aquando da nossa chegada, o resultado marcava um paupérrimo 21-27... Cheguei a pensar que o jogo se devia ter atrasado e ainda só se tinha jogado o 1º período, mas o marcador não enganava.
Não sei se a 2ª parte foi melhor ou pior que a 1ª a nível da forma de jogar, mas o certo é que rendeu mais pontos. Um início de 3º período com 3 triplos acabou por separar definitivamente as duas equipas para não mais voltar a haver dúvidas (se é que as havia) em relação ao vencedor.
Depois da distância ter estado algum tempo nos 20 pontos, conseguimos abrir uma vantagem ainda maior no decorrer do 4º período, o que foi bem visível no marcador, que no final assinalava 37-69.

As juniores conseguiram ganhar nas calmas e já a pensar em poupar esforços para os 3 jogos decisivos que vão ter a partir da próxima 5ª feira. Até lá é preciso escolher as melhores tácticas e prepararem-se todas física e psicologicamente para entrarem em campo com um espírito vencedor, de forma a que ninguém vos consiga travar.
Apesar de Lordelo não ser já ali ao virar da esquina nós prometemos estar presentes, em maior número e, desta vez, a horas de assistir a todo o jogo! Contem connosco... No final só queremos que vocês nos tenham dado um motivo para festejar...

Boa preparação! Até 5ª feira... Lá estaremos todos unidos com um único objectivo... a Vitória!
Beijos e abraços!
FORÇA JUNIORES!!

Obstáculo Ultrapassado

Taça de Portugal: NCR Valongo-69 SC Coimbrões-74

Segundo jogo para a Taça de Portugal... Segunda vitória! A equipa continua em prova e a partir de agora pode ter que defrontar as equipas da Liga, que entrarão no sorteio para a próxima ronda.
No jogo de ontem nós não pudemos estar presentes por isso não podemos falar muito sobre o jogo. No 1º período a equipa entrou melhor que o Valongo e vencia por 10-17, vantagem que alargamos até ao intervalo e que acabou por se cifrar nos 16 pontos (26-42).
Na 2ª parte a equipa baixou um pouco de rendimento e foi permitindo a aproximação do Valongo no marcador. Os árbitros voltaram a ter uma prestação para esquecer, naquela que já parece ser a sina do Coimbrões...
Mas como não há (quase nenhum) árbitro que nos pare, lá conseguimos segurar a vantagem preciosa e ganhar por 69-74. Nestes jogos tanto vale ganhar por 1 como por 50, portanto as nossas jogadoras estão todas de parabéns.

A partir de agora, talvez comecemos a ser vistos como outsiders, o que não quer dizer que não possamos acreditar em passar jogo a jogo. O ano passado o Vagos teve que tremer e suar muito para passar em Coimbrões. O próximo a vir espero que nem tenha hipótese de passar.
Beijos e abraços.
FORÇA COIMBRÕES!!

domingo, 7 de janeiro de 2007

Quando o Senhor do Apito é a Estrela

Coimbrões 48-65 Aroso


Hoje realizou-se mais um dos grandes duelos entre S.C. Coimbrões e U.A.A.Aroso
, que não foi tão grande como os anteriores pelo facto de já não decidir nada na Fase Regular.

Desta vez foi a equipa do Aroso que saiu vencedora, o que não alterou a ordem dos jogos para o primeiro dia da Final Four… Onde vamos voltar a encontrar o Aroso.

Quanto ao jogo em si foi dominado inteiramente pela equipa de arbitragem, que quis, talvez, ficar na história do jogo, mas pela negativa! Quando os dotes para apitar não são muitos há sempre outras formas de ninguém se esquecer destes senhores…


A equipa do Aroso veio a Coimbrões cheia de vontade de ganhar e tudo fez dentro de campo para o conseguir … e dou-lhes desde já os parabéns pela vitória…

Quando chegamos ao pavilhão estava a começar o 2º Período e já o Aroso estava na frente… e assim se manteve… no final da primeira parte o resultado era de 22-28!


Nos primeiros minutos da segunda parte o Coimbrões reduziu a vantagem para 2 pontos (28-30) e foi aí que começou o espectáculo da dupla
, constituída por um domador e por um gatinho amestrado, visto que o segundo árbitro raramente apitava e acatava todas as ordens do líder da palhaçada… decidiu que era o tempo certo para se mostrar… e de que maneira se mostrou!!! Rapidamente um bonito jogo de basquetebol se transformou no que mais parecia um jogo de Rugby… começou a valer tudo, mas só para um lado… jogadoras que sofriam faltas escandalosas em que só o Sr. Árbitro não via… entradas para o cesto que eram paradas “à chapada” que toda a gente ouvia, até o senhor que estava trabalhar no bar ouvia…menos o Sr. Árbitro… bolas que as jogadoras do Aroso tocavam para fora mesmo em frente ao árbitro e este ainda dava bola à equipa forasteira… enfim, acho que toda a gente que viu o jogo ficou bastante insatisfeita com este desempenho da dupla de arbitragem (peço desculpa mas não sei os nomes dos senhores… serão senhores?)…


Na fase em cima referida… quem aproveitou foi o Aroso, que foi aumentando a sua vantagem... Chegando a estar a vencer por 20 pontos…


Nos últimos minutos a nossa equipa conseguiu reduzir, mas perdeu na mesma o jogo pelo resultado de 48-65.


Arbitragens destas merecem ser vistas por alguém da federação… pois estas coisas… não podem acontecer… e o pior é que têm vindo a acontecer regularmente… o que prejudica (e MUITO!!!) o espectáculo que é o Basquetebol…


Mas deixando de dar importância a estes senhores que não merecem mesmo… e dando importância ao que realmente interessa, está cada vez mais próxima a Final Four…e logo no primeiro jogo vamos ter um Coimbrões-Aroso… Gostávamos de assistir talvez a uma “repetição” do que aconteceu o ano passado… ao termos um Coimbrões fortíssimo… a vencer todos os 3 jogos, dizimando os seus adversários…e assim renovar o titulo de CAMPEÃO Distrital!


Tenho também de dar os parabéns à nossa equipa… que apesar de estarem a perder e da terrível arbitragem… continuou sempre a lutar… e o mais importante… nunca perderam a cabeça… mostrando muita maturidade... Parabéns a todas!


Para a Final Four deixamos dois desejos… 1º Que a equipa mantenha a atitude que tem mostrado nos últimos jogos e que façam da União a vossa maior arma;
2º Que esta dupla de arbitragem não seja escolhida para apitar jogos desta fase… Porque fazem tão bem os recados, que com sorte ainda nos prejudicam também aí…


Se as duas coisas se tornarem realidade, não tenho dúvidas de que estão lançados os dados para uma grande performance do Coimbrões.


NÓS LÁ ESTAREMOS!!

Beijos e Abraços…

VIVA O COIMBRÕES!!!!

sábado, 6 de janeiro de 2007

Vitória com Sentido Único

Coimbrões-94 Ovarense-51

Boa entrada no jogo das Seniores, que rapidamente abriram uma margem acima dos 10pontos de diferença, margem essa que serviu para dar confiança a toda a equipa e para manter a Ovarense a uma distância confortável. Depois do 20-8 iniciais, a equipa de Ovar conseguiu ir reagindo a espaços e o 2º período foi mesmo o mais equilibrado, com o intervalo a chegar com o resultado fixado em 44-31.
Para a 2ª parte estavam guardados os melhores momentos da nossa equipa. Grande certeza no tiro, muito bons movimentos ofensivos, muita garra no momento de recuperar a bola e de ir aos ressaltos fizeram com que a diferença fosse aumentando. No fim do 3º período a diferença pontual já tinha saltado para os 24 pontos e a tendência do último período foi sempre a subir, com a Ovarense a marcar apenas 6 pontos nos últimos 9minutos de jogo.
O resultado final foi de 94-51 para a nossa equipa, que atingiu assim a vitória mais expressiva na presente época, numa altura em que é preciso estar a jogar bem, porque na 6ª feira há Taça... e aí não há espaço para vacilar.

Talvez a festejar o dia de Reis os árbitros vieram dispostos a distribuir muitos "presentes" sob a forma de faltas. Não foi, por isso, de estranhar que Coimbrões e Ovarense acabassem o jogo com 28 faltas cada , num total de 56 (!!!) faltas... Na nossa equipa 3 jogadoras foram excluidas por faltas... a Raquel, a Filipa e a Sílvia (como prenda de aniversário)...

Comparado com o jogo das Juniores no dia anterior, este foi bem mais calmo, mas não pode haver sempre tanta emoção, senão o coração do Mané não resiste...

Venha daí o Valongo para a Taça!
Beijos e abraços! FORÇA COIMBRÕES!

Que grande reviravolta!

Coimbrões-58 Académico-52

Foi um jogo com períodos muito, mas mesmo muito, distintos. No 1º período o jogo foi-se mantendo relativamente equilibrado, deixando em aberto que qualquer uma das equipas podia vencer o jogo, como candidatas que são.
Só que o 2º périodo mostrou um dos piores Coimbrões desta época... A bola queimava nas mãos de todas as jogadoras, as soluções tomadas eram erradas ou nulas e à medida que o cronómetro andava os nervos tomavam conta das nossas jogadoras e adeptos, que começavam a ver um Académico muito personalizado a encontrar soluções por todo o lado. Ao intervalo o Coimbrões ia a para o balneário a perder por uns copiosos 15-42. Um resultado surpreendente, mas só para quem não estava a assistir.
Para a segunda parte já muita gente não acreditava numa reacção do Coimbrões. Mas uma aposta de 10€ que fiz nas nossas jogadoras começou a ter o seu efeito.
Fizemos um GRANDE 3º período! Aos poucos e poucos a equipa ia marcando uns cestos, alguns com direito a lance livre ainda e sem escandalizar ninguém o resultado começou a aparecer em 20-42... 26-42... 31-42...
O tempo passava e agora era o Académico a passar largos minutos sem marcar um único ponto. A juventude da equipa do Académico fez com que os nervos não deixassem a equipa pensar e a pressão muito inteligente do Coimbrões ia chegando para recuperar bolas e, consequentemente, pontos.
Já perto do final do período viramos o marcador para 44-43 e o período acabou com o resultado em 46-44, num parcial de 10minutos finalizado com 31-2!!
O último período foi de controlo do jogo, já com as diferenças a rondarem os 8/10 pontos e que acabou com uma vitória por 58-52.

Resta-me dar os parabéns a toda a equipa. Só uma grande equipa é que consegue fazer o que vocês fizeram depois do intervalo. Acreditaram que era possível e provaram a toda a gente que era mesmo possível. Todas, mas mesmo TODAS, merecem um forte aplauso.

Este jogo era importante para definir já jogos para a fase final distrital. Ao vencer, garantimos que o 1º jogo da nossa final4 vai ser contra o Aroso. Já somos velhos conhecidos e ontem lá andava o treinador do Aroso em missão de espionagem, mas acredito que poderão vencer novamente. Para irem treinando para a fase final, têm já hipótese de jogar amanhã contra o Aroso.

Para finalizar, quero mandar os Parabéns atrasados à Daniela e à Cátia Lírio por terem entrado para o 5 ideal do torneio de Natal do Coimbrões, a juntar ao prémio de MVP que a Cátia Lírio recebeu para juntar aos vários prémios que já recebeu.

Agora têm que continuar a trabalhar com vista à Fase Final, da qual esperamos que tragam mais uns quantos prémios individuais, mas, acima de tudo, colectivos.
Beijos e abraços!!
Boa sorte para amanhã! FORÇA COIMBRÕES!